segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ORA PELOTAS! Desvalorização do designer no mercado

Essa semana me chamou a atenção mais uma vez a questão da valorização do Layout, mais do que propriamente o design.
É mais do que sabido que o mercado estreito , faz com que essa avalanche de grabs que andam por aí, deprecie e muito o trabalho das designers, colocando kits inteiros de dimensões astronomicamente relevantes e pacotes de commercial use com preço de até dois dólares, ou menos.
Designer soofreeeee! OLha porque:
Paga-se o espaço nas lojas que variam de 20,00 a 30,00 dólares anuais, e em algumas lojas, as designers podem até ter que pagar essa quantia semestralmente ou até mensalmente, isso no caso dela não querer ou não ter tempo de participar adaquelas avalanches de crops, craps, crups, chats, chits e mega, hiper,super ultra sônicos mega kits, de que ela nem tem notícia do dinheiro ganho com eles. Além disso temos os gift certificates que também não vêem o dinheiro. Os descontos sobre cada venda varia de 15 a 30%.
Em algumas lojas os designers se vêem obrigados a colocarem seus produtos em promoções absurdas, porque a loja inventa mil e uma peripécias para atrair o cliente com o que lhe pertence desses materiais gratuitos fornecidos pelos designers; então o que acontece é: a loja vende muito, o que faz com que ela reinvente promoções mágicas frequentemente e faz com que as vendas das designers vá por água abaixo.
Designer compra software, designer compra commercial use pra se manter atualizado, tem um mínimo de kits para fornecer para cada loja, que tem também seus previews padronizados em tamanho e layout. Designer tem que ter um bom provedor que custa caro para poder colocar seus zips na loja.
Em muitos casos, quanto mais lojas vende, menos vende, e se vende exclusivamente em uma loja não muito conhecida, se desespera.

Entrar no mercado das grandes requer uma grande quantidade de nãos, ou por causa do estilo, ou porque a designer é owner ou co-owner de uma loja, mesmo se daquelas que quase não vende, ou se é de tal país , ou se vende em uma loja com fama de não mui grata, ou porque não gosta mesmo do trabalho apresentado, ou na falta desses porques, reinventam um porquê para a designer não ser selecionada em grandes lojas.
Como se não bastasse, ainda tem os grpos de Cts das lojas, que fazem layouts para promover outras designers, ganham créditos e pegam os seus kits e commercial uses com o dinheiro dos créditos que a loja não repassa.
A maioria das lojas não dão acesso ao que as designers vendem , para não abrir a carteira de clientes. QUando elas tem acesso , em algumas lojas, confundem-se com descuplas dadas pelas owners, esses retiraram para verificação, o dinehiro daquele ainda não caiu - ("Ora Pelotas" a pessoa só começa a baixar se pagou via paypal ou cartão de crédito-isso eu não entendo).
E outras dificuldades mais que elas encontram, que não relatarei, porque com isso tenho certeza que justifico o "designer sooofre" acima.
Essa semana vi o seguinte:
Designers famosas que fazem 4 qps com o seu kit por 20 dólares.
Isso daria pra comprar 10 pacotes desses grabs ou ainda 4 kits no preço médio baixo vendido por ai.
Tem gente cobrando de 3 a 5 dólares só pra fazer layouts e postar em 3 ou 4 galerias grandes por aí.
em contrapartida, tem loja pagando em créditos 16 dólares para o feitio de 16 layouts em um mês.
O público não vê nenhuma diferença entre o que é desenhado meeeeeesmo e o que é scaneado ou retirado desses programas gráficos em 3D.Nenhuma...O que importa é o efeito. O trabalho artístico é completamente dispensável.
Tá todo mundo louco?
Não existe nenhum meio eficiente e barato para se anunciar os produtos, a maioria das listas de anúncios do yahoo groups tem restrições horrorosas para se poder postar um anúncio ou promoção.
Ainda por cima,a designer não pode inventar nada novo e de efeito, porque na semana seguinte um monte de pessoas já copiaram e até melhoraram sua idéia, e pessoas de muito mais fama, o que faz a sua novidade ir por água abaixo.
Por isso aconselho ao pessoal que pensa que designer ganha dinheiro, fazerem qps, layouts ou vender serviços de anuncio baratos para lojas e designers que ganharão muito mais.
Decepcionada....




Nenhum comentário: