segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sou realmente uma Designer?

Fui convidada por Zigurat para formar parte desse blog em especial para falar a respeito do assunto . Felizmente é em português também, onde posso delinear melhor minhas idéias com relação a polêmica vigente. Mesmo porque são minhas verdades e você pode partilhar ou não. Falamos aqui do mundo do Scrapbook, do mercado internacional e agora e cada vez mais as brasileiras estão partilhando seus produtos e desenvolvendo trabalhos maravilhosos. Acho relevante considerar o conceito de designer que é um tanto confuso se pensarmos que quem trabalha com os kits; as meninas do CT também o são, isso coloca as compradoras; customers em um patamar de designers também? Sim porque elas irão trabalhar compondo albuns para seu uso pessoal com os mesmos kits.
Em meu modo de ver, existem três tipos de designers, as que relamente fazem o trabalho todo; demoram de 2 a três horas para se fazer um tomate, por exemplo e os "designers de composição" que incluem membros do CT e aquelas artistas que compram actions , modificam as cores e tudo o mais e vendem a composição em kits. É claro que para se vender composições assim em forma de kits e ter sucesso, realmente as pessoas tem que saber o que fazem, tem que saber misturar cores, texturas , elementos e apresentar com charme, para que o público e as compradoras possam prestigiá-las.
Coloco-as no mesmo conceito, pois elas compõe imagens e kits a partir de peças já desenhadas ou até mesmo extrations e assim vou chamá-las de designers de composição, como queiram, mas diante da hierarquia e responsabilidade com o produto, acredito realmente que essas últimas fazem jus ao título de designer de composição, pois um layout feito pelas compradoras com o mesmo kit , não as rotulam como designers e não colocam os membros do Ct na condição de designers, poderia chamá-las de aprendizes de designer de composição. Diante da necessidade de divulgação dos trabalhos, a corrida do ouro deu pesos e medidas ao meu ver, incorretas sobre esses 3 tipos de designers.
Para o público leigo em geral, não importa o que estão comprando, o que importa é se agrada ou não. Para eles extrations com assinatura de uma designer quer dizer, feito por ela. Nem pensam que poderiam extrair imagens das revistas de sua casa e utilizarem para confecção de seus albuns de scrapbook de uso pessoal.
Não poderia aqui defender que os preços dos produtos de uma designer de composição sejam inferiores aos daquelas que passam horas criando, desenhando e desenvolvendo peças ou actions , pois de nada adiantaria, pois o que as customers querem é qualidade de produto, que agrade ao gosto pessoal e principalmente preços baixos, não se interessando por quem fez o que e quanto tempo gastou. Proponho aqui um refinamento do gosto do público em geral, uma orientação democrática e por direito; o público tem que ter acesso de quem realmente faz o quê, retornando o direito das designers (que desenham) de verem seus créditos nas descrições dos produtos feitos pelas designers de composição. Compreende-se a necessidade de não colocarem os créditos, como preservação de seus produtos e isso infelizmente nega a identidade da real portentora do copyright. Não acho isso legal de forma nenhuma. Não estamos comprando matéria prima de um fornecedor de couro pra fazer sapatos, não é a mesma coisa.
Na verdade, quem leva a pior são, de novo as designers, que demoram muito mais para fazerem seus produtos, levaram muito mais tempo de estudo para confeccionarem os kits e tem que vender a preços muito baixos para concorrerem com as designers de composição. Não acha justo que as compradoras possam pelo menos saber que realmente estão comprando imagens de outras pessoas??? Ou pelo menos quanto em percentual tem de digital no produto que estão adquirindo?
Me perguntaram sobre extrations, o que eu acho: Sou contra a venda de extrations em produtos de uso pessoal sem nenhum tratamento. E um adendo que pode parecer un tanto perverso; quem vende tão somente, ou a maioria dessas extrations não se pode chamar de designers, talvez um tools supplies vendor ou coisa assim se é que falta nome para essa categoria.
Pessoal, isso é o que eu penso ok? Não é verdade absoluta e entendo todos os lados das questões pela corrida do ouro, mas coloquemos as coisas nos seus devidos lugares, antes que não exista mais produtos de uso commercial pra vc utilizar em seus trabalhos. Pense nisso e valorize quem tem o direito de ser valorizado.
Obrigada
Gaya